Como escolher e comprar um nome de domínio

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Como escolher e comprar um nome de domínio

domínio

Escolher e comprar um nome de domínio é uma parte extremamente importante para projetar seu site, porque isso se torna o nome (e marca) de seu site.

Para comprar um nome de domínio, você pode comprar diretamente com seu provedor de hospedagem na web ou através de um serviço de nome de domínio separado . Se você estiver usando um serviço de nome de domínio separado para o servidor, certifique-se de escolher um, como não-IP. Eu tenho um gosto particular pela independência e agilidade dos serviços de domínio  da GoDaddy, Hostgator e Superdominios.

 

O processo para ter um novo nome de domínio funciona da mesma forma, seja através de um provedor de hospedagem ou um serviço de nome de domínio separado. Você será solicitado a digitar o nome de domínio que deseja registrar em uma caixa de texto. O serviço mostra as extensões que você pode escolher. Geralmente, você sempre quer escolher  .com porque esta é a extensão de nome de domínio mais popular e mais fácil para os usuários se lembrarem. Além disso, o Google gosta de domínios .com, .org e .net muito, mesmo que ele afirma que não importa. Isso é provável porque .info e .biz podem ser vistos como sites de spam ou sites de afiliados fracos.

 domínio

Em termos de qual nome de domínio usar, é aqui que a otimização de palavras-chave entra em jogo. Não caia na tentação que muitos webmasters fazer e usar algo atrativo e criativo para o seu URL. Pode ser mais memorável para potenciais visitantes, especialmente se você usar um monte de marketing off-line, mas ele não vai ver o seu site classificado como alto nos motores de busca. Em última análise, você vai querer usar palavras-chave para criar um nome de domínio que é tanto memorável e susceptível de ser classificado nas primeiras dez listagens de resultados do motor de busca.

Vá para GoDaddy.com/domains/searchbulk.aspx e digite palavras-chave que você está pensando, e a GoDaddy vai formatar e verificar as várias extensões e nomes. Ele verificará automaticamente se eles estão registrados e remove os já feitos, deixando você com uma lista de domínios ricos em palavras-chave que estão disponíveis para você!

Se o nome de domínio desejado já estiver registrado, o serviço de nome de domínio recomendará outras seleções que você pode usar. Isso pode ser útil, pois às vezes ele surge com sugestões que podem classificar melhor do que sua escolha original. Geralmente, os melhores nomes de domínio são curtos, não contêm hífens e oferecem um excelente resumo de uma, duas ou três palavras do que o site é. Um exemplo de um nome de domínio excelente poderia ser moraremportugal.com. É curto, não contém hífens e, se ele está apontando para um site contendo várias dicas para morar em Portugal, resume perfeitamente o ponto principal do site. Um hífen em um domínio é OK, mas mais de dois começa a parecer um pouco “obscuro” (ou seja, não busca e amigável).

Outra alternativa quando se trata de nomes de domínio é comprar um que já está estabelecido ou está expirando. Esta é uma tática popular usada pelos comerciantes da Internet para gerar tráfego para seus sites. Você pode encontrar esses tipos de nomes de domínio em qualquer lugar, do eBay a serviços especializados vendendo-os (que podem ser encontrados através de uma pesquisa geral do Google). Por exemplo, você pode usar SnapNames.com para fazer lances em um nome que já foi feito. Neste site, você insere suas informações de contato e faturamento, o nome de domínio de interesse eo preço de lances. Quando o nome ficar disponível, SnapNames.com irá comprá-lo para você. Isso elimina assistir e aguardar o nome.

Aqui está uma lista de onde você pode comprar / domínios de pesquisa:

Também existem leilões especificamente para nomes de domínio expirados em sites como eBay e Flippa.com. Vá lá e comece a procurar. Você pode comprar domínios existentes, às vezes com conteúdo existente, e ganhar o histórico, tráfego, links e PageRank.

A maioria das pessoas que vendem um site / domínio vão mostrar-lhe gráficos de tráfego e gráficos de dinheiro. Certifique-se que não é “superficial” e que você pode olhar para ele ao longo do tempo. Um mês simplesmente não é bom o suficiente. Certifique-se também de perguntar sobre como o tráfego foi chegar ao site e pedir para ver os logs do servidor.

Depois de selecionar seu nome de domínio, é necessário registrá-lo. Tenha cuidado com quem você selecionar para lidar com seus registros de domínio, como perder o seu nome de domínio poderia colocá-lo fora do negócio.

Todos os registradores exigem o nome da empresa ou indivíduo que possui o domínio (o registrante), o indivíduo autorizado a lidar com assuntos diários (o contato administrativo) e a pessoa que manipula todas as coisas técnicas (o contato técnico). Quem possui o nome de usuário do registrador e senha é essencialmente no controle do domínio, apesar do fato de que o proprietário legal é o registrante, então tenha cuidado. Escolha uma senha complexa, pois isso poderia protegê-lo de ser invadido. Os hackers podem ter a oportunidade de alterar a propriedade ou os servidores associados à sua conta. Tente encontrar um registrador que permita “bloquear” suas contas. Finalmente, evite registrar seu nome de domínio com seu serviço de hospedagem na web. Isso poderia complicar uma transferência de domínio, se você decidir mudar as empresas de hospedagem mais tarde.