Os pingbacks. Dilvugação grátis para seu blog.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Observando os comentários de algus célebres artigos postados em blogs pelo internet afora, você provavelmente sempre se depara com o seguinte tipo de comentário:

Pingback de Nome de Site 

09/04/2007 @ 2:48 am

[…] Comentário. […]

ou então no lugar de pingback está escrito Trackback. Mas o que vem a ser isso? O Que é pingback ? O que é trackback ? Eu meio espantado após alguns posts neste blog, contendo link para outro post, recebi alguns desses pingback. A principio pensei que fosse comentário de alguém, e até respondi um deles pensando ser alguém que tinha escrevido, como é o caso deste post, e se você notar ao acessar esse link deverá encontrar, mais um comentário do tipo pingback, e com alguma parte do conteudo deste post como resposta. Estes são os chamados pingback. Só entendi como funcionavam lendo um post do blog contraditorium e se você acessar lá e ver os comentários referentes ao post, poderá notar um recado referindo-se a este artigo. Isso acontece devido a mágica do pingback.

Imagem meramente ilustrativaO pingback funciona da seguinte forma, entre os blogs com este recurso. Se você posta alguma coisa em seu blog, e no post contém um link para um post outro blog que possui o também o recurso pingback, este receberá uma mensagem em forma de comentário, e o conteúdo do recado será parte do que você escreveu, além de como nome do autor da mensagem ficar uma url para o seu blog. Sendo assim, você ao comentar matérias de outros blogs, está divulgando o seu.

Já os trackbacks são um pouco inferiores ao pingback, pois é o antecessor. Veja o que o contraditorium disse:

É uma ferramenta que cria links automáticos de notificação. Ao inserir uma URL de trackback em um post seu, você está gerando uma notificação para o artigo original da URL.

Digamos que eu li um artigo que gostei, no De Gustibus. Escrevo um post elogiando, acrescentando mais informação ou seguindo adiante com o tema. No campo de trackbacks de meu gerenciador, eu coloco a URL de trackback, indicada no artigo original.

Com isso, ao publicar o meu post, será enviado um pacote de dados ao outro blog, dizendo basicamente:

Cardoso, do blog tal, endereço tal, escreveu sobre o post tal, e disse….

Com isso o blog citado fica sabendo de minha existência, eu passo a constar na lista de comentários do post, e não preciso visitar o blog para incluir uma referência manualmente.

__________________________________

Isso tudo quer dizer o seguinte. Quando copiar um conteúdo de um outro blog, poste a fonte de onde copiou, pois além de ser conteúdo para o seu, o outro se tiver o recurso receberá um pingback seu.

Dúvidas, comente.